Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PRIORIDADES: MISSÃO E TAREFAS DA COORDENAÇÃO DE PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS


É necessário que em cada Paróquia e em cada Comunidade haja uma equipe de Coordenação das Pequenas Comunidades Cristã, para dar assistência e apoio e animar os grupos. Essa equipe de Coordenação terá que estar convicta do valor das Pequenas Comunidades, ter clareza de suas finalidades e entender sua organização e seu funcionamento. 

Para poder exercer sua missão de articular e animar os grupos, a equipe de coordenação deverá ter formação permanente, participar de cursos de liderança, escolas bíblicas e teológicas. 
Cabe à coordenação realizar as seguintes tarefas: 
• Conscientizar a comunidade a respeito da importância e finalidade das Pequenas Comunidades. 
• Incentivar as famílias a participarem dos grupos. 
• Ajudar a resolver problemas dos grupos. 
• Visitar os grupos, juntamente com os padres, diáconos e outros agentes de pastoral. 
• Ajudar a organizar encontros de celebração e confraternização dos grupos da comunidade e da paróquia. 
• Incentivar os grupos para a ação e participação, nas atividades da comunidade e nos compromissos sociais. 
• Acompanhar o trabalho dos animadores/as e colaborar na sua preparação, quando preciso. 
• Ajudar na organização e criação dos grupos da comunidade. 
• Planejar e promover a realização dos encontros e cursos de formação dos animadores/as. 
• Realizar encontros com os animadores/as, para: 
  * Estudo do material (ELO); 
  * Troca de experiência; 
  * Formação; 
  * Avaliação do andamento dos grupos; 
  * Planejamento de ações conjuntas. 
• Realizar encontros com todos os participantes dos grupos da comunidade ou paróquia para celebração e confraternização (início ou encerramento de novenas de Natal ou Quaresma, datas festivas, dia da Bíblia, do padroeiro...), para debate e aprofundamento de temas... 
• Comunicar reuniões e cursos dos animadores/as. 
• Fazer a ligação dos grupos com o Conselho de Pastoral da comunidade e da paróquia. 
• Orientar na troca e escolha de novos animadores/as, onde e quando necessário. 
• Providenciar material para os grupos e usar, de preferência, material produzido pela Diocese (encarte Jornal ELO), valorizando o que é nosso e viabilizando uma verdadeira pastoral de conjunto. 
• Ter conhecimento da quantidade exata de material necessário, para não deixar faltar e nem sobrar. 
• Encomendar com tempo, receber e distribuir os materiais (livrinhos, folhetos, cartazes...), para os encontros, e organizar a forma de pagamento. 
• Participar de encontros de formação promovidos pela Diocese, Forania e Paróquia, como também das reuniões foraniais e paroquiais das Pequenas Comunidades. 
Estas várias ações não são apenas da coordenação. Seus primeiros responsáveis são os párocos, diáconos e demais agentes de pastoral da paróquia e comunidade. Somente com o trabalho conjunto destes com a equipe de coordenação é que as Pequenas Comunidades Cristãs alcançarão seus objetivos.


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