Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

JUVENTUDE: VOCAÇÃO E COMPROMISSO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS (FINAL)



APÊNDICE
OLHANDO O ALBUM DA FAMÍLIA DE DEUS

 A variedade das vocações dentro do mesmo Projeto de Deus
A Bíblia é como um álbum de fotografias em que a gente encontra uma variedade imensa de vocações que trazem luz para iluminar a vocação que sentimos dentro de nós. A maneira de Deus chamar as pessoas é muito variada. Nenhuma vocação se repete. Chama Abraão e Sara de um jeito e a Maria Madalena de outro jeito. Também a maneira de perceber a vocação é diferente, e diferentes são as respostas que são dadas. Uns oferecem resistências, outros aceitam logo. Uns, como Jeremias, têm problema e dúvidas, lutam com a vocação até o fim da sua vida. Outros, como Amós, não têm problemas nem dúvidas e aceitam o chamado que se torna o eixo de suas vidas. Uns são chamados desde a juventude, e outros só depois de velhos. Uns são chamados para uma tarefa bem limitada e outros para uma missão que envolve a vida inteira.
A Palavra que chama, às vezes, se impõe com força irresistível como fogo dentro dos ossos (Jr 20,9) ou como martelo que rebenta as rochas (Jr 23,29). Outras vezes, como convite que deixa total liberdade (Is 6,8). Outras vezes, deixa a pessoa na revolta e no sofrimento (Jr 20,7-18), outras vezes na alegria (Jr 15,16). Para uns, o chamado de Deus vem com muita clareza, para outros não há clareza nenhuma, nem percebem nada de Deus. Sentem apenas uma necessidade humana que não pode ficar sem resposta. E quando no julgamento final Deus os elogia (Mt 25,34-35), eles dizem: “Quando foi que vi o senhor com fome e sede, sem roupa e na prisão, doente? Não estou lembrado!” (Mt 25,37-39) E Deus responderá: “Foi quando você ajudou aquela pessoa pobre. Era eu!” (Mt 25,40).  
Umas pessoas são chamadas para libertar o povo (Is 61,1; Ex 3,10); outras, para organizá-lo, para presidir suas assembléias, organizar o culto, cantar, profetizar, denunciar, animar, anunciar, aconselhar, guiar, reprimir, governar (Rm 12,4-8; 1Cor 12,4-11). Vocação para missões grandes e missões pequenas, importantes e menos importantes, ligadas ao povo todo e ligadas a um pequeno grupo. Missões que valem para muitas gerações, outras que valem para pouco tempo ou só para a pessoa que a recebe.
Para chamar as pessoas Deus usa os mais variados meios de comunicação: sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior, aparição de anjo, sonhos, chamado de um companheiro, etc. etc. ...  Nenhuma vocação se repete!
O chamado de Deus não tira a liberdade das pessoas, pois elas reagem: "Quem sou eu?" Cada um reage do seu jeito diante da missão que recebe. Cada um trava duas lutas dentro de si: a grande luta da transformação do mundo e a pequena luta da conversão pessoal. Ambas são igualmente importantes.
 A variedade das vocações dentro do mesmo Projeto de Deus
Tudo isto, você pode verificá-lo em quase cada página da Bíblia. Para ajudá-lo a fazer esta pesquisa, vamos dar uma olhada rápida no grande álbum da Família de Deus. Vamos percorrer as páginas da Bíblia, olhando de perto o chamado de algumas das pessoas mais conhecidas e dando para cada uma delas uma breve chave de leitura. Assim você poderá perceber a variedade, tanto no chamado como na resposta. Você poderá completar o quadro olhando a vocação das muitas outras pessoas que não foram lembradas neste elenco. Poderá ainda aprofundar tanto cada uma das vocações como o conjunto delas, orientando-se pelas perguntas que colocamos no fim deste elenco.
Este elenco foi feito seguindo o critério da ordem cronológica, desde o início do tempo dos patriarcas do século XVIII antes de Cristo até o fim da época das primeiras comunidades cristã do fim do primeiro século depois de Cristo. Outros critérios de divisão e seleção são possíveis. Por exemplo: origem da vocação; função ou missão da vocação no conjunto do Povo de Deus; problemas enfrentados pela pessoa chamada na execução da sua vocação; mulheres ou homens, jovens ou velhos; recursos para realizar a vocação; etc.
Tratando-se de um apêndice independente, repetimos nesta lista o chamado dos apóstolos e algumas outras pessoas, homens e mulheres, já assinaladas no capítulo “Jesus chama pessoas para estar com ele e ir em missão”

1.Um elenco das pessoas chamadas desde Abraão até o Novo Testamento
1.1. Época dos Patriarcas e Matriarcas: de 1800 a 1250 antes de Cristo
Abraão
Chamado para ser pai de um povo, não consegue acreditar na promessa de Deus. Inicialmente, só consegue crer nos projetos que ele mesmo propõe como alternativa. Mas após três tentativas frustradas consegue crer e se entrega (Gn 12,1-3;15,1-6;17,15-22;22,1-18)
Sara
Quando chamada, deu risada (Gn 18,12) como seu marido Abraão (Gn 17,17). Risada de incredulidade. Não conseguiu crer no chamado. Pois não conseguiu crer em si mesma e em Abraão. Era difícil crer, pois já era de idade avançada e estéril. Como crer que poderia ser mãe! (Gn 18,9-15).
Agar
Chamada através de uma ordem de Sara, sua patroa, é por ela desprezada e excluída; mas Deus continua fiel e a sustenta. A fidelidade de Agar recebe uma recompensa: ela chega a ter uma experiência profunda do próprio Deus (Gn 16,1-16; 21,8-21).
Jacó
Chamado para ser Israel, lutou com o anjo (o próprio Deus) a noite toda, até que fosse abençoado (Gn 32,23-33). Passagem misteriosa que recebeu muitas interpretações ao longo dos séculos. É um espelho para significar as lutas que as pessoas travam com Deus e com sua vocação ao longo de suas vidas. Oferece esperança de vitória.

1.2. Época do Êxodo: 1250 a 1200 antes de Cristo
Moisés
Primeiro sentiu o chamado diante da opressão do seu povo e chegou a matar um egípcio. Teve medo e fugiu (Ex 2,12-15). Mais amadurecido, é chamado novamente para libertar o povo. Novamente tem medo e arruma várias desculpas, mas no fim a vocação é mais forte que a resistência medrosa, e ele acaba aceitando (Ex 3,11.13; 4,1.10.13).
Miriam
Chamada pelo seu próprio talento e pela necessidade do momento, convoca as mulheres para celebrar a vitória depois da travessia do mar vermelho (Ex 15,20). O Cântico de Miriam é um dos textos mais antigos da Bíblia, ao redor do qual foi se juntando o resto como cera ao redor do pavio (Ex 15,21).
Aarão
Chamado por intermédio de Moisés, seu irmão, para ser porta-voz (Ex 4,14-15; 7,1-2). É da tribo de Levi, tribo sacerdotal. O clã de Aarão consegue impor-se aos outros clãs da tribo de Levi e obtém a função central no Templo. Os outros clãs se tornam seus ajudantes (Núm 18,2-3).
Os Setenta
O chamado deles nasce das necessidades concretas da coordenação do povo. Diante da impossibilidade de assumir sozinho a coordenação da vida do povo, aconselhado pelo bom senso do seu sogro Jetro, Moisés descentraliza o poder e chama setenta pessoas para participar na coordenação. O chamado se faz de acordo com certos critérios para poder servir ao povo (Ex 18,21-22; Núm 11,16).
Josué
Foi o que mais ajudava Moisés. Foi fiel nos momentos difíceis e nas crises. É desta sua condição de companheiro fiel que nasce o chamado para suceder a Moisés. Moisés mesmo o apresenta ao povo como seu sucessor e dá a ele, várias vezes, a ordem: "Sê forte e corajoso!" (Jos 1,6-9).
  
1.3. Época dos Juizes: 1200 a 1000 antes de Cristo
Debora
A pessoa chamada foi um tal de Baraq, que não teve coragem nem condições para realizar a vocação e chamou Débora para libertar o povo num momento difícil da sua história. Débora, juíza e mulher forte, chama outras pessoas para ajudá-la na tarefa e obtém a vitória (Jz 4,1-10).
Gedeão
Um lavrador bem simples, oprimido pela dominação, sente o chamado, mas não consegue acreditar nele e pede uma dupla confirmação. Se não fosse a simplicidade da fé de Gedeão, seria até uma provocação da bondade de Deus. (Jz 6,11-40).
Ana
Uma senhora casada que não pode ter nenê, pois é estéril. No momento de tristeza, em que derramava sua alma na presença do Senhor, recebe através de Eli o chamado para ser mãe. Ela responde ao chamado criando o menino e dedicando-o à missão da vida dele (1 S 1,9-18).
Samuel
Chamado por Deus, não percebe a vocação e precisa da ajuda de uma pessoa mais velha para orientá-lo. O velho Eli orienta o menino e o ajuda a percebê-la: "Fala, Senhor, teu servo escuta!" Esta ajuda mútua fez nascer uma vocação muito importante (1 Sm 3,1-18).

 1.4. Época dos Reis e Profetas: 1000 a 587 antes de Cristo
Saul
Mesmo chamado por aclamação (1S 11,12-15), por unção (1S 10, 1-8) e por sorteio (1S 10,17-24), não soube manter-se na fidelidade. Devorado pela inveja e pela vingança persegue Davi e quer matá-lo (1Sm 18,6-9; 19,8-17)
Davi
Chamado por unção (1S 16,1-13) e a convite do povo para ser rei de Judá (2S 2,1-4) e de Israel (2S 5,1-5). É exaltado na Bíblia como rei fiel. Na realidade, dentro dos nossos conceitos, não parece ter sido tão fiel. O poder do rei era absoluto e naquele tempo muitos não percebiam os limites deste poder (cf. 1Sm 8,10-18).
Salomão
Indicado para ser rei por ser filho de Davi e por conspiração palaciana (1R 1,28-53). Foi pessoa sábia (1Rs 5,9-14), mas o poder e o luxo da riqueza o corromperam (1Rs 11,1-13).
Elias
Obedece a um chamado da Palavra de Deus e do povo (1R 21, 17ss) e é conhecido como o homem sempre disponível para a ação do Espírito (1R 18,12; Ecl 18,1-11).
Eliseu
Recebe o chamado de Elias, pede licença para se despedir dos pais e vai atrás de Elias, largando tudo (1Rs 19,19-21). As muitas histórias de Eliseu estão no segundo livro dos Reis.
Jeú
Chamado por Elias (1Rs 19,16) e Eliseu (2Rs 9,1-10) para enfrentar os abusos do rei Acab, foi mais abusado que o próprio rei e matou sem critério todos os possíveis concorrentes (2Rs 9,22-37; 10,1-27). Foi condenado pelo profeta Oséias.
Amós
Percebe o chamado como algo irresistível, que sobe da situação de opressão e exploração do povo (Am 3,3-8; 7,15).
Ezequias
A conjuntura política internacional favorável levou Ezequias a promover uma reforma profunda para evitar o desastre sofrida pelo Estado de Israel (2Rs 18,1-8)
Josias
É chamado a servir o povo como rei através de circunstâncias políticas particulares que levaram ao assassinato do rei Amon (2R 21,23-24; 22,1). O rei Josias promoveu a reforma que foi chamada a reforma deuteronomista (2Rs 23,1-27).
Oséias e Gomer
Um drama familiar e uma experiência forte de amor levaram os dois à descoberta da sua missão no meio do povo (Os 1,1-3,5).
Isaías
Tem uma profunda experiência de Deus, descobre a sua incapacidade, mas se oferece: "Eis-me aqui!" (Is 6,1-13).
Jeremias
Na hora de perceber o chamado, fica meio gago e se desculpa: "Sou apenas uma criança!", mas assumiu a vocação (Jer 1,4-10). Sofreu a vida inteira por causa da vocação assumida (Jr 20,7-18).
Ezequiel
Quando recebe o chamado de ser a sentinela do povo, fica mudo por vários dias (Ez 3,25-27).

1.5. Época do exílio e pós exílio: 587 a 01 antes de Cristo
Neemias
O chamado vem através das exigências da situação do povo e de um convite do rei da Pérsia. Exerce a sua vocação como funcionário do rei da Pérsia (Ne 2,1-8).
Esdras
Vê um chamado de Deus na missão que ele recebe do rei da Pérsia para organizar o povo (Esd 7,11-26).
Rute
Percebe e assume o chamado através da sua solidariedade com Noemi que ficou viúva sem futuro (Rute 1,15-18).
Jonas
É o profeta que não tem coragem de assumir o chamado, e foge. A imagem estreita que Jonas tinha de Deus o impediu de perceber sua vocação (Jon 1,3).
Descobre o chamado na contradição provocada pelo ideologia da época que dizia: Todo sofrimento é castigo pelo pecado. A consciência dele dizia: “Não pequei para merecer tanto sofrimento!” Lutou e foi fiel à vocação criticando uma idéia falsa de Deus até morrer.
Ester
Era uma criança órfã, adotada pelo tio Mardoqueu. Por um destino não previsto acabou sendo rainha por causa da sua beleza (Est 2,15-17). Chamada a ser a libertadora do seu povo assume o chamado com risco da própria vida. (Est 4,12-17).
Judite
Chamada para libertar o povo num momento de extrema angústia (Jt 8,1-36), confia no Deus que é o "Deus dos humildes, socorro dos oprimidos, protetor dos fracos, abrigo dos abandonados, salvador dos desesperados" (Jt 9,11).
Sunamitis, a jovem dos Cantares
Envolvida numa intriga e constantemente vigiada pelos irmãos maiores, ela grita por independência e segue o seu próprio caminho para poder realizar o ideal do amor (Ct 8,1-14)
Matatias
Percebe e assume o chamado no momento de ser confrontado com a opressão e a perseguição do povo (1M2,1-28).
Judas Macabeu
É chamado para liderar as batalhas por ser o filho mais corajoso de Matatias (1Mac 2,66).

1.6. Época de Jesus: 01 a 33
Zacarias
Não foi capaz de crer no chamado e ficou mudo (Lc 1,11-22).
Isabel
Era estéril, mas acreditou no chamado, concebeu e tornou-se capaz de reconhecer a presença de Deus em Maria (Lc 1,23-25.41-45).
João Batista
Chamado desde o seio materno (Lc 1,11-17), assume a missão com coragem (Mc 6,17-29). É o primeiro profeta depois de muitos séculos de silêncio (Lc 1,59-66; Mt 11,7-15).
José
Chamado a ser o esposo de Maria, rompe com as normas do machismo da época, e não manda Maria embora (Mt 1,18-25).
Maria
Acostumada a ruminar os fatos (Lc 2,19.51), percebe e acolhe a Palavra, trazida pelo anjo Gabriel, a ponto de encarná-la em seu seio, em sua própria vida (Lc 1,26-38).
Apóstolos
Foram chamados para estar com Jesus, para anunciar a palavra e para combater o poder do mal (Mc 3,13-19). O chamado de cada um dos doze e de algumas discípulas encontra-se no capítulo VI: “Jesus chama pessoas para estar com ele e ir em missão”.
Pedro
Pessoa generosa e entusiasta (Mc 14,29.31; Mt 14,28-29), mas na hora do perigo e da decisão, o seu coração encolhia e voltava atrás (Mt 14,30; Mc 14,66-72). Jesus rezou por ele (Lc 22,31).
Tiago e João
Dois irmãos. Estavam dispostos a sofrer com Jesus (Mc 10,39), mas eram violentos (Lc 9,54). Jesus os chamou filhos do trovão (Mc 3,17). João pensava ter o monopólio de Jesus. Jesus o corrigiu (Mc 9,38-40
Filipe
Tinha jeito para colocar os outros em contato com Jesus (Jo 1,45-46), mas não era muito prático em resolver os problemas (Jo 6,5-7; 12,20-22). Parecia um pouco ingênuo. Jesus chegou a perder a paciência com ele: “Filipe, tanto tempo que estou com vocês, e você ainda não me conhece?” (Jo 14,8-9)
André
Pessoa prática. Foi ele que encontrou o menino com cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). É a ele que Filipe se dirige para resolver o caso dos gregos que queriam ver a Jesus (Jo 12,20-22), e é André que chama Pedro para encontrar-se com Jesus (Jo 1,40-43).
Tomé
Com teimosia sustentou sua opinião, uma semana inteira, contra o testemunho de todos os outros (Jo 20,24-25). É que o Jesus ressuscitado em que Tomé acreditava, tinha de ser o mesmo Jesus que fora crucificado e que carregava os sinais da tortura no corpo (Jo 20,26-28).
Natanael
Era bairrista e não podia admitir que algo de bom pudesse vir de Nazaré (Jo 1,46). Mas quando Jesus o explica, ele se entrega (Jo 1,49). Este Natanael aparece só no evangelho de João. Alguns o identificam com o Bartolomeu que aparece na lista do evangelho de Marcos (Mc 3,18).
Mateus
Era um publicano, pessoa excluída pela religião dos judeus (Mt 9,9). Sabemos pouco da vida dele. No evangelho de Marcos e de Lucas ele é chamado Levi (Mc 2,14; Lc 5,27). O nome Mateus significa Dom de Deus. Os excluídos são "mateus" (dom de Deus), para a comunidade.
Simão
Era um zelote (Mc 3,18). Dele só sabemos o nome e o apelido. Nada mais. Ele era zelote, isto é, fazia parte do movimento popular que na época se opunha à dominação romana.
Judas
Guardava o dinheiro do grupo (Jo 12,6; 13,29). Tornou-se o traidor de Jesus (Jo 13,26-27). Setenta anos depois da traição, no fim do primeiro século, o autor do quarto evangelho ainda tem raiva dele e o chama de "ladrão" (Jo 12,4-6).
Samaritana
Teve dificuldade em perceber o chamado (Jo 4,7-30), mas tornou-se uma grande apóstola no meio do seu povo (Jo 4,39-42)
A moça do perfume
Teve a coragem de quebrar as normas da época e entrou na casa do fariseu, onde Jesus estava. Banhou os pés dele com lágrimas, enxugou com seus cabelos e os ungiu com perfume (Lc 7,36-50)
A mulher Cananeia
Gritou atrás de Jesus pela saúde de sua filha doente e, chamada de cachorrinho por Jesus, teve a coragem de exigir os seus direitos como cachorrinho, que era receber as migalhas que caem da mesa dos filhos (Mt 15,21-28).
O jovem rico
Observava todos os mandamentos desde criança, mas chamado para abandonar tudo que tinha e dá-lo aos pobres afim de poder seguir Jesus de perto, não teve coragem e voltou atrás (Mc 10,17-31).
Nicodemos
Era membro do Sinédrio, o Supremo Tribunal da época. Homem importante. Ele aceita a mensagem de Jesus, mas não tem coragem de manifestá-lo publicamente (Jo 3,1). Junto com José de Arimatéia cuidou da sepultura de Jesus (Jo 19,39)
Joana e Susana
Joana era a esposa de Cusa, procurador de Herodes, que governava a Galiléia. As duas faziam parte do grupo de mulheres que seguiam a Jesus, o serviam com seus bens e subiam com ele até Jerusalém (Mc 15,40-41; Lc 8,2-3).
Maria Madalena
Era nascida da cidade de Magdala. Daí o nome Maria Ma(g)dalena. Jesus a curou de uma doença (Lc 8,2). Ela o seguiu até ao pé da Cruz (Mc 15,40). Depois da páscoa, foi ela que recebeu de Jesus a ordenação de anunciar aos outros a Boa Nova da Ressurreição (Jo 20,17; Mt 28,10).

1.7. Época das comunidades dos Primeiros Cristãos: 33 a 100
Matias
Chamado a ser apóstolo por sorteio, após uma reunião dos outros onze apóstolos (At 1,15-26).
Barnabé
O primeiro a partilhar os seus bens (At 4,36s), É chamado a enfrentar missões difíceis (At 9,26-27; 11,22.25; 13,2).
Paulo
Foi chamado num momento em que tudo indicava o contrário, pois era perseguidor (At 9,1-19). O chamado o derruba na estrada (At 9,4); ele fica cego (At 9,3).
Lídia
Sente o chamado ao ouvir a pregação de Paulo; torna-se a primeira coordenadora das Comunidades na Europa (At16,14s).
Andrônico e Júnia
São chamados por Paulo de “parentes e companheiros de prisão, apóstolos importantes que se converteram a Cristo antes de mim” (Rm 16,7)
Febe
Chamada a ser diaconisa, torna-se "irmã" de Paulo e presta seu serviço a muita gente (Rom 16,1-2)
Timóteo
Preparado pela formação recebida em casa (2Tim 1,5; 3,14), é chamado a ser companheiro de Paulo (At 16,1-3).
Prisca e Aquila,
Casal amigo de Paulo. Os dois respondem ao chamado combinando as exigências das comunidades com as possibilidades da sua profissão (At 18,2-3; Rm 16,3-5)

Uma sugestão para aprofundar a vocação na Bíblia
Você pode completar a longa lista das pessoas chamadas que ocorrem na Bíblia, pois no álbum da Família de Deus existem muito mais fotografias. Em seguida, vale a pena aprofundar o assunto através das seguintes perguntas:
1. Qual a origem da vocação e qual o objetivo, que ela quer atingir na vida da pessoa chamada?
2. Qual a missão que a pessoa chamada recebe dentro do conjunto do povo de Deus?
3. Quais os critérios de escolha que Deus usou para chamar a pessoa?
4. Quais os recursos para realizar a missão?
5. Quais as resistências que a pessoa chamada oferece e por que?
6. Quais os problemas que a pessoa chamada encontra na execução da sua vocação e como os enfrenta?
7. Vocação pessoal e situação do povo: como estas duas realidades estão relacionadas entre si na vida da pessoa chamada?
8. Quais as vocações que as mulheres recebem dentro do conjunto do povo de Deus?
9. Quais os traços do rosto de Deus que transparecem em cada chamado?
10. Com qual de todas estas vocação você mais se identifica e com quais menos se identifica? Por que?


               CESEP, CURSO DO VERÃO, 14 a 16 de janeiro de 2008

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