OLHANDO O ALBUM DA FAMÍLIA DE DEUS
A variedade das vocações dentro do mesmo Projeto de Deus
A Bíblia é como um álbum de fotografias em que a gente
encontra uma variedade imensa de vocações que trazem luz para iluminar a
vocação que sentimos dentro de nós. A maneira de Deus chamar as pessoas é muito
variada. Nenhuma vocação se repete. Chama Abraão e Sara de um jeito e a Maria
Madalena de outro jeito. Também a maneira de perceber a vocação é diferente, e
diferentes são as respostas que são dadas. Uns oferecem resistências, outros
aceitam logo. Uns, como Jeremias, têm problema e dúvidas, lutam com a vocação
até o fim da sua vida. Outros, como Amós, não têm problemas nem dúvidas e
aceitam o chamado que se torna o eixo de suas vidas. Uns são chamados desde a
juventude, e outros só depois de velhos. Uns são chamados para uma tarefa bem
limitada e outros para uma missão que envolve a vida inteira.
A Palavra que chama, às vezes, se impõe com força
irresistível como fogo dentro dos ossos (Jr 20,9) ou como martelo que rebenta
as rochas (Jr 23,29). Outras vezes, como convite que deixa total liberdade (Is
6,8). Outras vezes, deixa a pessoa na revolta e no sofrimento (Jr 20,7-18),
outras vezes na alegria (Jr 15,16). Para uns, o chamado de Deus vem com muita
clareza, para outros não há clareza nenhuma, nem percebem nada de Deus. Sentem
apenas uma necessidade humana que não pode ficar sem resposta. E quando no
julgamento final Deus os elogia (Mt 25,34-35), eles dizem: “Quando foi que vi o
senhor com fome e sede, sem roupa e na prisão, doente? Não estou lembrado!” (Mt
25,37-39) E Deus responderá: “Foi quando você ajudou aquela pessoa pobre. Era
eu!” (Mt 25,40).
Umas pessoas são chamadas para libertar o povo (Is 61,1; Ex
3,10); outras, para organizá-lo, para presidir suas assembléias, organizar o
culto, cantar, profetizar, denunciar, animar, anunciar, aconselhar, guiar,
reprimir, governar (Rm 12,4-8; 1Cor 12,4-11). Vocação para missões grandes e
missões pequenas, importantes e menos importantes, ligadas ao povo todo e
ligadas a um pequeno grupo. Missões que valem para muitas gerações, outras que
valem para pouco tempo ou só para a pessoa que a recebe.
Para chamar as pessoas Deus usa os mais variados meios de
comunicação: sorteio, aclamação, indicação da comunidade, percepção das
necessidades do povo, ação de bravura, perigo de guerra, chamado interior,
aparição de anjo, sonhos, chamado de um companheiro, etc. etc. ... Nenhuma vocação se repete!
O chamado de Deus não tira a liberdade das pessoas, pois elas
reagem: "Quem sou eu?" Cada um reage do seu jeito diante da missão
que recebe. Cada um trava duas lutas dentro de si: a grande luta da
transformação do mundo e a pequena luta da conversão pessoal. Ambas são
igualmente importantes.
A variedade das vocações dentro do mesmo Projeto de Deus
Tudo isto, você pode verificá-lo em quase cada página da
Bíblia. Para ajudá-lo a fazer esta pesquisa, vamos dar uma olhada rápida no
grande álbum da Família de Deus. Vamos percorrer as páginas da Bíblia, olhando
de perto o chamado de algumas das pessoas mais conhecidas e dando para cada uma
delas uma breve chave de leitura. Assim você poderá perceber a variedade, tanto
no chamado como na resposta. Você poderá completar o quadro olhando a vocação
das muitas outras pessoas que não foram lembradas neste elenco. Poderá ainda
aprofundar tanto cada uma das vocações como o conjunto delas, orientando-se
pelas perguntas que colocamos no fim deste elenco.
Este elenco foi feito seguindo o critério da ordem
cronológica, desde o início do tempo dos patriarcas do século XVIII antes de
Cristo até o fim da época das primeiras comunidades cristã do fim do primeiro século
depois de Cristo. Outros critérios de divisão e seleção são possíveis. Por
exemplo: origem da vocação; função ou missão da vocação no conjunto do Povo de
Deus; problemas enfrentados pela pessoa chamada na execução da sua vocação;
mulheres ou homens, jovens ou velhos; recursos para realizar a vocação; etc.
Tratando-se de um apêndice independente, repetimos nesta
lista o chamado dos apóstolos e algumas outras pessoas, homens e mulheres, já
assinaladas no capítulo “Jesus chama pessoas para estar com ele e ir em missão”
1.Um elenco das pessoas chamadas desde Abraão até o Novo
Testamento
1.1. Época dos Patriarcas e Matriarcas: de 1800 a 1250 antes de Cristo
Abraão
Chamado para ser pai de um povo, não consegue acreditar na
promessa de Deus. Inicialmente, só consegue crer nos projetos que ele mesmo
propõe como alternativa. Mas após três tentativas frustradas consegue crer e se
entrega (Gn 12,1-3;15,1-6;17,15-22;22,1-18)
Sara
Quando chamada, deu risada (Gn 18,12) como seu marido
Abraão (Gn 17,17). Risada de incredulidade. Não conseguiu crer no chamado. Pois
não conseguiu crer em si mesma e em Abraão. Era difícil crer, pois já era de idade
avançada e estéril. Como crer que poderia ser mãe! (Gn 18,9-15).
Agar
Chamada através de uma ordem de Sara, sua patroa, é por ela
desprezada e excluída; mas Deus continua fiel e a sustenta. A fidelidade de
Agar recebe uma recompensa: ela chega a ter uma experiência profunda do próprio
Deus (Gn 16,1-16; 21,8-21).
Jacó
Chamado para ser Israel, lutou com o anjo (o próprio Deus)
a noite toda, até que fosse abençoado (Gn 32,23-33). Passagem misteriosa que
recebeu muitas interpretações ao longo dos séculos. É um espelho para
significar as lutas que as pessoas travam com Deus e com sua vocação ao longo
de suas vidas. Oferece esperança de vitória.
1.2. Época do Êxodo: 1250 a 1200 antes de Cristo
Moisés
Primeiro sentiu o chamado diante da opressão do seu povo e
chegou a matar um egípcio. Teve medo e fugiu (Ex 2,12-15). Mais amadurecido, é
chamado novamente para libertar o povo. Novamente tem medo e arruma várias
desculpas, mas no fim a vocação é mais forte que a resistência medrosa, e ele
acaba aceitando (Ex 3,11.13; 4,1.10.13).
Miriam
Chamada pelo seu próprio talento e pela necessidade do
momento, convoca as mulheres para celebrar a vitória depois da travessia do mar
vermelho (Ex 15,20). O Cântico de Miriam é um dos textos mais antigos da
Bíblia, ao redor do qual foi se juntando o resto como cera ao redor do pavio
(Ex 15,21).
Aarão
Chamado por intermédio de Moisés, seu irmão, para ser
porta-voz (Ex 4,14-15; 7,1-2). É da tribo de Levi, tribo sacerdotal. O clã de
Aarão consegue impor-se aos outros clãs da tribo de Levi e obtém a função
central no Templo. Os outros clãs se tornam seus ajudantes (Núm 18,2-3).
Os Setenta
O chamado deles nasce das necessidades concretas da
coordenação do povo. Diante da impossibilidade de assumir sozinho a coordenação
da vida do povo, aconselhado pelo bom senso do seu sogro Jetro, Moisés
descentraliza o poder e chama setenta pessoas para participar na coordenação. O
chamado se faz de acordo com certos critérios para poder servir ao povo (Ex
18,21-22; Núm 11,16).
Josué
Foi o que mais ajudava Moisés. Foi fiel nos momentos
difíceis e nas crises. É desta sua condição de companheiro fiel que nasce o
chamado para suceder a Moisés. Moisés mesmo o apresenta ao povo como seu
sucessor e dá a ele, várias vezes, a ordem: "Sê forte e corajoso!"
(Jos 1,6-9).
1.3. Época dos Juizes: 1200 a 1000 antes de Cristo
Debora
A pessoa chamada foi um tal de Baraq, que não teve coragem
nem condições para realizar a vocação e chamou Débora para libertar o povo num
momento difícil da sua história. Débora, juíza e mulher forte, chama outras
pessoas para ajudá-la na tarefa e obtém a vitória (Jz 4,1-10).
Gedeão
Um lavrador bem simples, oprimido pela dominação, sente o
chamado, mas não consegue acreditar nele e pede uma dupla confirmação. Se não
fosse a simplicidade da fé de Gedeão, seria até uma provocação da bondade de
Deus. (Jz 6,11-40).
Ana
Uma senhora casada que não pode ter nenê, pois é estéril.
No momento de tristeza, em que derramava sua alma na presença do Senhor, recebe
através de Eli o chamado para ser mãe. Ela responde ao chamado criando o menino
e dedicando-o à missão da vida dele (1 S 1,9-18).
Samuel
Chamado por Deus, não percebe a vocação e precisa da ajuda
de uma pessoa mais velha para orientá-lo. O velho Eli orienta o menino e o
ajuda a percebê-la: "Fala, Senhor, teu servo escuta!" Esta ajuda
mútua fez nascer uma vocação muito importante (1 Sm 3,1-18).
1.4. Época dos Reis e Profetas: 1000 a 587 antes de Cristo
Saul
Mesmo chamado por aclamação (1S 11,12-15), por unção (1S
10, 1-8) e por sorteio (1S 10,17-24), não soube manter-se na fidelidade.
Devorado pela inveja e pela vingança persegue Davi e quer matá-lo (1Sm 18,6-9;
19,8-17)
Davi
Chamado por unção (1S 16,1-13) e a convite do povo para ser
rei de Judá (2S 2,1-4) e de Israel (2S 5,1-5). É exaltado na Bíblia como rei
fiel. Na realidade, dentro dos nossos conceitos, não parece ter sido tão fiel.
O poder do rei era absoluto e naquele tempo muitos não percebiam os limites
deste poder (cf. 1Sm 8,10-18).
Salomão
Indicado para ser rei por ser filho de Davi e por
conspiração palaciana (1R 1,28-53). Foi pessoa sábia (1Rs 5,9-14), mas o poder
e o luxo da riqueza o corromperam (1Rs 11,1-13).
Elias
Obedece a um chamado da Palavra de Deus e do povo (1R 21,
17ss) e é conhecido como o homem sempre disponível para a ação do Espírito (1R
18,12; Ecl 18,1-11).
Eliseu
Recebe o chamado de Elias, pede licença para se despedir
dos pais e vai atrás de Elias, largando tudo (1Rs 19,19-21). As muitas
histórias de Eliseu estão no segundo livro dos Reis.
Jeú
Chamado por Elias (1Rs 19,16) e Eliseu (2Rs 9,1-10) para
enfrentar os abusos do rei Acab, foi mais abusado que o próprio rei e matou sem
critério todos os possíveis concorrentes (2Rs 9,22-37; 10,1-27). Foi condenado
pelo profeta Oséias.
Amós
Percebe o chamado como algo irresistível, que sobe da
situação de opressão e exploração do povo (Am 3,3-8; 7,15).
Ezequias
A conjuntura política internacional favorável levou
Ezequias a promover uma reforma profunda para evitar o desastre sofrida pelo
Estado de Israel (2Rs 18,1-8)
Josias
É chamado a servir o povo como rei através de
circunstâncias políticas particulares que levaram ao assassinato do rei Amon
(2R 21,23-24; 22,1). O rei Josias promoveu a reforma que foi chamada a reforma
deuteronomista (2Rs 23,1-27).
Oséias e Gomer
Um drama familiar e uma experiência forte de amor levaram
os dois à descoberta da sua missão no meio do povo (Os 1,1-3,5).
Isaías
Tem uma profunda experiência de Deus, descobre a sua
incapacidade, mas se oferece: "Eis-me aqui!" (Is 6,1-13).
Jeremias
Na hora de perceber o chamado, fica meio gago e se
desculpa: "Sou apenas uma criança!", mas assumiu a vocação (Jer
1,4-10). Sofreu a vida inteira por causa da vocação assumida (Jr 20,7-18).
Ezequiel
Quando recebe o chamado de ser a sentinela do povo, fica
mudo por vários dias (Ez 3,25-27).
1.5. Época do exílio e pós exílio: 587 a 01 antes de Cristo
Neemias
O chamado vem através das exigências da situação do povo e
de um convite do rei da Pérsia. Exerce a sua vocação como funcionário do rei da
Pérsia (Ne 2,1-8).
Esdras
Vê um chamado de Deus na missão que ele recebe do rei da
Pérsia para organizar o povo (Esd 7,11-26).
Rute
Percebe e assume o chamado através da sua solidariedade com
Noemi que ficou viúva sem futuro (Rute 1,15-18).
Jonas
É o profeta que não tem coragem de assumir o chamado, e
foge. A imagem estreita que Jonas tinha de Deus o impediu de perceber sua
vocação (Jon 1,3).
Jó
Descobre o chamado na contradição provocada pelo ideologia
da época que dizia: Todo sofrimento é castigo pelo pecado. A consciência dele
dizia: “Não pequei para merecer tanto sofrimento!” Lutou e foi fiel à vocação
criticando uma idéia falsa de Deus até morrer.
Ester
Era uma criança órfã, adotada pelo tio Mardoqueu. Por um
destino não previsto acabou sendo rainha por causa da sua beleza (Est 2,15-17).
Chamada a ser a libertadora do seu povo assume o chamado com risco da própria
vida. (Est 4,12-17).
Judite
Chamada para libertar o povo num momento de extrema
angústia (Jt 8,1-36), confia no Deus que é o "Deus dos humildes, socorro
dos oprimidos, protetor dos fracos, abrigo dos abandonados, salvador dos
desesperados" (Jt 9,11).
Sunamitis, a jovem dos Cantares
Envolvida numa intriga e constantemente vigiada pelos
irmãos maiores, ela grita por independência e segue o seu próprio caminho para
poder realizar o ideal do amor (Ct 8,1-14)
Matatias
Percebe e assume o chamado no momento de ser confrontado
com a opressão e a perseguição do povo (1M2,1-28).
Judas Macabeu
É chamado para liderar as batalhas por ser o filho mais
corajoso de Matatias (1Mac 2,66).
1.6. Época de Jesus: 01 a 33
Zacarias
Não foi capaz de crer no chamado e ficou mudo (Lc 1,11-22).
Isabel
Era estéril, mas acreditou no chamado, concebeu e tornou-se
capaz de reconhecer a presença de Deus em Maria (Lc 1,23-25.41-45).
João Batista
Chamado desde o seio materno (Lc 1,11-17), assume a missão
com coragem (Mc 6,17-29). É o primeiro profeta depois de muitos séculos de
silêncio (Lc 1,59-66; Mt 11,7-15).
José
Chamado a ser o esposo de Maria, rompe com as normas do
machismo da época, e não manda Maria embora (Mt 1,18-25).
Maria
Acostumada a ruminar os fatos (Lc 2,19.51), percebe e
acolhe a Palavra, trazida pelo anjo Gabriel, a ponto de encarná-la em seu seio,
em sua própria vida (Lc 1,26-38).
Apóstolos
Foram chamados para estar com Jesus, para anunciar a palavra
e para combater o poder do mal (Mc 3,13-19). O chamado de cada um dos doze e de
algumas discípulas encontra-se no capítulo VI: “Jesus chama pessoas para estar com
ele e ir em missão”.
Pedro
Pessoa generosa e entusiasta (Mc 14,29.31; Mt 14,28-29),
mas na hora do perigo e da decisão, o seu coração encolhia e voltava atrás (Mt
14,30; Mc 14,66-72). Jesus rezou por ele (Lc 22,31).
Tiago e João
Dois irmãos. Estavam dispostos a sofrer com Jesus (Mc
10,39), mas eram violentos (Lc 9,54). Jesus os chamou filhos do trovão (Mc 3,17). João pensava ter o
monopólio de Jesus. Jesus o corrigiu (Mc 9,38-40
Filipe
Tinha jeito para colocar os outros em contato com Jesus (Jo
1,45-46), mas não era muito prático em resolver os problemas (Jo 6,5-7;
12,20-22). Parecia um pouco ingênuo. Jesus chegou a perder a paciência com ele:
“Filipe, tanto tempo que estou com vocês, e você ainda não me conhece?” (Jo
14,8-9)
André
Pessoa prática. Foi ele que encontrou o menino com cinco
pães e dois peixes (Jo 6,8-9). É a ele que Filipe se dirige para resolver o
caso dos gregos que queriam ver a Jesus (Jo 12,20-22), e é André que chama
Pedro para encontrar-se com Jesus (Jo 1,40-43).
Tomé
Com teimosia sustentou sua opinião, uma semana inteira,
contra o testemunho de todos os outros (Jo 20,24-25). É que o Jesus
ressuscitado em que Tomé acreditava, tinha de ser o mesmo Jesus
que fora crucificado e que carregava os sinais da tortura no corpo (Jo
20,26-28).
Natanael
Era bairrista e não podia admitir que algo de bom pudesse
vir de Nazaré (Jo 1,46). Mas quando Jesus o explica, ele se entrega (Jo 1,49).
Este Natanael aparece só no evangelho de João. Alguns o identificam com o
Bartolomeu que aparece na lista do evangelho de Marcos (Mc 3,18).
Mateus
Era um publicano, pessoa excluída pela religião dos judeus
(Mt 9,9). Sabemos pouco da vida dele. No evangelho de Marcos e de Lucas ele é
chamado Levi (Mc 2,14; Lc 5,27). O nome Mateus significa Dom de Deus. Os excluídos são
"mateus" (dom de Deus), para a comunidade.
Simão
Era um zelote (Mc 3,18). Dele só sabemos o nome e o
apelido. Nada mais. Ele era zelote,
isto é, fazia parte do movimento popular que na época se opunha à dominação
romana.
Judas
Guardava o dinheiro do grupo (Jo 12,6; 13,29). Tornou-se o
traidor de Jesus (Jo 13,26-27). Setenta anos depois da traição, no fim do
primeiro século, o autor do quarto evangelho ainda tem raiva dele e o chama de
"ladrão" (Jo 12,4-6).
Samaritana
Teve dificuldade em perceber o chamado (Jo 4,7-30), mas
tornou-se uma grande apóstola no meio do seu povo (Jo 4,39-42)
A
moça do perfume
Teve a coragem de quebrar as
normas da época e entrou na casa do fariseu, onde Jesus estava. Banhou os pés
dele com lágrimas, enxugou com seus cabelos e os ungiu com perfume (Lc 7,36-50)
A
mulher Cananeia
Gritou atrás de Jesus pela saúde
de sua filha doente e, chamada de cachorrinho por Jesus, teve a coragem de
exigir os seus direitos como cachorrinho, que era receber as migalhas que caem
da mesa dos filhos (Mt 15,21-28).
O jovem rico
Observava todos os mandamentos desde criança, mas chamado
para abandonar tudo que tinha e dá-lo aos pobres afim de poder seguir Jesus de
perto, não teve coragem e voltou atrás (Mc 10,17-31).
Nicodemos
Era membro do Sinédrio, o Supremo Tribunal da época. Homem
importante. Ele aceita a mensagem de Jesus, mas não tem coragem de manifestá-lo
publicamente (Jo 3,1). Junto com José de Arimatéia cuidou da sepultura de Jesus
(Jo 19,39)
Joana e Susana
Joana era a esposa de Cusa, procurador de Herodes, que
governava a Galiléia. As duas faziam parte do grupo de mulheres que seguiam a
Jesus, o serviam com seus bens e subiam com ele até Jerusalém (Mc 15,40-41; Lc
8,2-3).
Maria Madalena
Era nascida da cidade de Magdala. Daí o nome Maria Ma(g)dalena. Jesus a curou de
uma doença (Lc 8,2). Ela o seguiu até ao pé da Cruz (Mc 15,40). Depois da
páscoa, foi ela que recebeu de Jesus a ordenação de anunciar aos outros a Boa
Nova da Ressurreição (Jo 20,17; Mt 28,10).
1.7. Época das comunidades dos Primeiros
Cristãos: 33 a 100
Matias
Chamado a ser apóstolo por sorteio, após uma reunião dos
outros onze apóstolos (At 1,15-26).
Barnabé
O primeiro a partilhar os seus bens (At 4,36s), É chamado a
enfrentar missões difíceis (At 9,26-27; 11,22.25; 13,2).
Paulo
Foi chamado num momento em que tudo indicava o contrário,
pois era perseguidor (At 9,1-19). O chamado o derruba na estrada (At 9,4); ele
fica cego (At 9,3).
Lídia
Sente o chamado ao ouvir a pregação de Paulo; torna-se a
primeira coordenadora das Comunidades na Europa (At16,14s).
Andrônico e Júnia
São chamados por Paulo de “parentes e companheiros de prisão,
apóstolos importantes que se converteram a Cristo antes de mim” (Rm 16,7)
Febe
Chamada a ser diaconisa, torna-se "irmã" de Paulo
e presta seu serviço a muita gente (Rom 16,1-2)
Timóteo
Preparado pela formação recebida em casa (2Tim 1,5; 3,14),
é chamado a ser companheiro de Paulo (At 16,1-3).
Prisca e Aquila,
Casal amigo de Paulo. Os dois respondem ao chamado
combinando as exigências das comunidades com as possibilidades da sua profissão
(At 18,2-3; Rm 16,3-5)
Uma sugestão para aprofundar a vocação na Bíblia
Você pode completar a longa lista das pessoas chamadas que
ocorrem na Bíblia, pois no álbum da Família de Deus existem muito mais
fotografias. Em seguida, vale a pena aprofundar o assunto através das seguintes
perguntas:
1. Qual a origem da vocação e qual o objetivo, que ela quer
atingir na vida da pessoa chamada?
2. Qual a missão que a pessoa chamada recebe dentro do
conjunto do povo de Deus?
3. Quais os critérios de escolha que Deus usou para chamar
a pessoa?
4. Quais os recursos para realizar a missão?
5. Quais as resistências que a pessoa chamada oferece e por
que?
6. Quais os problemas que a pessoa chamada encontra na
execução da sua vocação e como os enfrenta?
7. Vocação pessoal e situação do povo: como estas duas
realidades estão relacionadas entre si na vida da pessoa chamada?
8. Quais as vocações que as mulheres recebem dentro do
conjunto do povo de Deus?
9. Quais os traços do rosto de Deus que transparecem em
cada chamado?
10. Com qual de todas estas vocação você mais se identifica
e com quais menos se identifica? Por que?
CESEP, CURSO DO VERÃO, 14 a 16 de janeiro de 2008
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