Histórico

A Paróquia Santo André, foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, fundada em 20 de junho de 1971, tem como padroeiro o Apóstolo André, santo que a Igreja celebra sua memória no dia 30 de novembro, data de seu martírio. No dia 30 de novembro de 2014, Dom Redovino Rizzardo elevou à qualidade de paróquia, nomeando o primeiro pároco, o Padre Otair Nicoletti. A equipe de Coordenação do Conselho Comunitário de Pastoral - CCP está formada pelas seguintes pessoas: Coordenação: Laudelino Vieira, Paulo Crippa; Assuntos Econômicos: José Zanetti, Valter Claudino; Secretaria: Marcus Henrique e Naiara Andrade.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

NOTÍCIAS: ENCONTRO FORANIAL DAS PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS

Fui convidado pra fazer uma oração,
 eu respondi: tô nessa;
Fui convidado pra fazer reflexão,
eu respondi: tô nessa!
Tô nesta, porque sou cristã, fui batizado;
tenho uma missão!
Fui convidado para evangelizar, 
eu respondi: tô nessa!
Fui convidado pra formar comunidade,
eu respondi: tô nessa!
Tô nesta, porque sou cristã, fui batizado;
tenho uma missão!


Aconteceu neste domingo (22), no Instituto Pastoral de Dourados (IPAD) o Encontro de Animadoras e Animadores de Pequenas Comunidades Cristãs das Foranias Leste e Oeste da município de Dourados.
O encontro iniciou com a apresentação dos participantes por paróquia, eram ao todos 75 pessoas, da Paróquia Imaculada Conceição (Catedral) estiveram presentes sete pessoas: três da Comunidade Matriz e quatro da Santo André (Lucilene, Zenaide, Irene e José Vieira) e com as boas vindas da Ir. Marlene anfitriã do encontro, após o momento de espiritualidade inicial, sob a luz do Evangelho de Marcos 1, 14-20, a Equipe de Diocesana da Pequenas Comunidades Cristãs, coordenada pela Irmã Maria de Lourdes, introduzia a proposta de trabalho para o dia.
A Maria Izabel abordou os primeiros temas: a Fisionomia, o rosto das Pequenas Comunidades Cristãs, tendo como fundamento a pessoa de Jesus Cristo; os Objetivos e as Propostas de Trabalhos com as Pequenas Comunidades Cristãs.
O Padre Otair falou sobre a Missão da Animadora e do Animador da Pequena Comunidade Cristã; sob a luz das Diretrizes Gerais Ação Evangelizadora do Brasil, Documento de Aparecida e das Orientações Pequenas Comunidades da Diocese de Dourados (2012), ressaltando de que a missão dos animadores(as) é de refletirem a pessoa de Jesus Cristo em todo seu trabalhos.
A Ceila fez a Fundamentação Bíblica das Pequenas Comunidades Cristãs, tendo como base os retratos das Primeiras Comunidades Cristãs, descrita por Lucas no livro dos Atos Apóstolos 2,42-47 e 4,32-37. Antes da conclusão dos trabalhos da manhã, o bispo diocesano, Dom Redovino, esteve presente para deixar uma mensagem de ânimo, coragem a todos, dizendo que as Pequenas Comunidades Cristãs é um desafio, uma missão, destacado como uma das prioridade para ser trabalhado por todos na diocese de Dourados, uma vez que foi aprovado na última Assembléia. Ser uma igreja viva, que atenda aos apelos e os anseios das pessoas, uma igreja viva e atuante, para que não tenhamos igrejas vazias, como já tem acontecido na Europa e agora já sentida na região sul do Brasil. As Pequenas Comunidades é uma das formas de aproximar a igreja das pessoas, daí sua importância para concretizar em todas as comunidades e paróquias. Uma pessoa presente fez um pedido a Dom Redovino, para que ele cobrasse um maior empenho e comprometimento por parte dos sacerdotes e conselhos de pastorais em relação a esta prioridade tão importante para a igreja. A assembléia aprovou a idéia, como sendo também de todos presentes.
Após o intervalo do almoço, Doralice fez os encaminhamentos para um trabalho de grupo, duas perguntas nortearam todo o trabalho da tarde: O que já está acontecendo de concreto em sua comunidade ou paróquia? Propostas concretas para as Foranias: Leste e Oeste e paróquias visando o avanço das Pequenas Comunidades Cristãs.
Os grupos foram assim divididos por paróquias:
1) Nossa Senhora Fátima e São Carlos
2) Rainha dos Apóstolos e São Jose Operário
3) Santa Teresinha e Bom Jesus
4) São Pedro, Nossa Senhora Aparecida e Sagrado Coração de Jesus
5) São João Batista e Catedral
Após os trabalhos em grupos, cada grupo expôs em plenário os resultados das duas perguntas. Muitas atividades estão sendo feitas, experiências bonitas. Ao final foi resumida em três pontos mais fortes a serem trabalhados daqui para frente: 
a) Articular um Encontro Paroquial com Lideranças Paroquiais sobre Pequenas Comunidades Cristãs; 
b) Formar uma Equipe Paroquial das Pequenas Comunidades; 
c) Efetivar a setorização da Paróquia.
"
Poucos operários, poucos trabalhadores. E a fome do povo aumenta mais e mais. 
És o Senhor da messe, ouve esta nossa prece, põe sangue novo nas veias da tua igreja.
Falta pão porque falta trigo, falta trigo porque não semeiam 
e faltam semeadores porque ninguém foi lá fora chamar.
 Falta fé porque não se ouve, não se ouve porque não se fala.  
E falta esse jeito novo de levar luz e de profetizar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário